Tubos a vácuo possibilitam maior padronização nas amostras, além de diminuir o risco de contato e acidentes com materiais perfurocortantes.
A qualidade da amostra que está no tubo a vácuo é bem mais representativa do que quando usamos seringa e agulha, devido a proporção entre aditivo e volume de sangue no tubo. Isso reduz bastante o erro na amostragem e na análise.
Os tubos a vácuo também facilitam a identificação do tipo de análise a ser realizada através das cores. Conheça os tipos de tubos a vácuo que temos, identificados pelas cores das suas tampas:
Tampa Azul: Contém aditivo citrato de sódio e tem aplicação em provas de coagulação em amostras.
Tampa Vermelha e Tampa Amarela: Utilizados em testes de bioquímica, imunologia e hormônio. A tampa vermelha contém ativador de coágulo. A amarela contém o ativador de coágulo e o separador como aditivo.
Tampa Lilás: Utilizado em hemogramas, contém como aditivo o anticoagulante EDTA.
Tampa Cinza: Contém fluoreto e é utilizado em análise de glicemia. Além destes, também temos:
Tubos de tampa verde, que contém heparina, destinada a alguns testes de bioquímica,
Tubos de tampa preta que contém citrato de sódio e são utilizados em análises de velocidade de hemossedimentação
Tubos de tampa branca, que não tem aditivo e podem ser usados para transportar vários tipos de amostra.
Algum destes tubos a vácuo podem ser utilizados no seu laboratório.
Entre em contato conosco pelo link da bio, será um prazer atendê-lo! Somos uma empresa distribuidora de reagentes para laboratórios de análises clínicas, formada por um time com grande experiência e qualidade no que faz! COM MODERNIDADE E AVANÇOS TECNOLÓGICOS!